A ressaca literária
Quando acabo um livro que me absorveu totalmente, me consumiu, me fez cativa, sem descansar enquanto não o terminasse, o resultado é sempre o mesmo: fico aqui numa sensação de ressaca, de ter de fazer uma pausa para digerir o que me deixou siderada ao mesmo tempo que fico com aquela sensação que o que vier a seguir não lhe vai chegar aos calcanhares...
Portanto, bem que olho para a minha estante da vergonha e não me consigo decidir pelo livro a seguir. E curiosamente tenho o último da mesma autora (Isabel Allende) e nem esse estou com coragem de pegar, com receio de ficar aquém da elevada expetativa. Ou voracidade.
Mas ainda não é hoje que escreverei sobre O Jogo de Ripper... preciso serenar esta euforia pelo livro.
Que tal variar no estilo?
ResponderEliminarHum, não tem a ver com o estilo. Tem a ver como o livro me agarrou e me deixou assim em extase.
ResponderEliminarAdoro, quando isso me acontece.
ResponderEliminarCompreendo o que dizes. A minha ressaca já dura desde que li "o perfume" de Patrick Suskind. Depois de o ter lido sabe - me tudo a pouco...
ResponderEliminarGrande livro. Já o li há uns anos, ainda andava na faculdade. Quando finalmente fizeram o filme, fui ver porque estava extremamente curiosa para ver se tinham conseguido captar a essência do livro. E não desiludiu, de facto!
ResponderEliminarEu por acaso não gostei lá muito do filme...gostei mais do livro. Nunca mais li nada que se lhe compare. Já o li há muito tempo mas caramba , ficou-me grudado.
ResponderEliminarA verdade é que um filme baseado num livro sai sempre a perder. O livro tem sempre mais. Mas há que reconhecer que há boas e más adaptações. Esta achei que foi bem conseguida.
ResponderEliminarOutra adaptação ao cinema que acho que está muito bem conseguida é A Casa dos Espíritos, mesmo com os cortes que tiveram de ser feitos, o essencial da história está lá, fiel à narrativa original.
E sim, concordo que o livro O Perfume é genial e único. Impossível comparar, porque não há termos de comparação.
Se souberes de outro livro "do género" diz-me! Ando a "ressacar" há demasiado tempo.
ResponderEliminarNada! Como te disse, único. Nunca li nada semelhante e duvido que encontre...
ResponderEliminarSomos duas ressacadas então!
ResponderEliminarDaquele Perfume sim... mas há outros livros que me deixam de ressaca.
ResponderEliminarJá leste alguma coisa de Joel Dicker?
https://www.wook.pt/autor/joel-dicker/2778867
Deixo a sugestão...
Já ouvi falar (muito) ...nomeadamente do "A verdade sobre o caso Harry Quebert".
ResponderEliminarSim, já li e na tag caixa de livros hás-de encontrar um post sobre o livro. Recomendo vivamente. Muito bom. Se gostas de mistério, suspense e desfechos imprevisíveis, este livro tem isto tudo é mais.
ResponderEliminar