Um pontapé na criatividade
Quando fiz o curso de escrita criativa, tive a sorte de pertencer a um grupo de alunos muito boa onda. Chegaram a organizar alguns almoços para convívio dos Canecos, assim fomos batizados, almoços esses que por vicissitudes da vida não pude ir (foram sempre na zona de Lisboa e aconteceram na minha altura de desemprego, ir de Aveiro para Lisboa para almoçar não sai propriamente barato). Criámos um grupo secreto no facebook e durante uns tempos aquilo era bem animado, gente a publicar, outros a comentar, partilhas animadas...
Com o tempo foi esmorecendo.
Semana passada um dos ilustres Canecos lançou o repto de reativar o grupo. Temos marcado um encontro online por semana, escrever uma pequena crónica semanalmente para partilhar e comentar, trocar ideias.
Eu gosto disto. Mesmo. Mas o tema da primeira crónica é tema livre, o dia do encontro está a chegar e eu sem nada escrito para publicar.
O meu drama da folha em branco, com um vazio imenso e um eco enorme.
Vou escrever sobre o quê? Ai balha-me o santíssimo das causas perdidas!
Há pouco tempo, fiz uma pesquisa sobre cursos de escrita criativa. A primeira dúvida é onde fazer e com quem fazer? A segunda, é se é uma coisa que nos acrescenta alguma coisa? Eu acho que ninguém se torna escritor por frequentar um curso destes, mas acho que pode ser bom para aguçar a criatividade, apurar técnicas de escrita, limar arestas... Qual é a tua opinião? Se não for chato estar a perguntar...
ResponderEliminarA esquizofrenia do tempo presente (do tempo mesmo literalmente) julgo que com tanta oscilaçao isto dara belos textos aos mais criativos! Isso ou sou eu que estou tremendamente irritada com este efeito surpresa matinal... 😉
ResponderEliminarUs4all.blogs.sapo.pt
E porque não dás a conhecer o teu blog? Há melhor exemplo de escrita criativa?
ResponderEliminarNão é nada chato, ora essa.
ResponderEliminarEu fiz o curso de escrita criativa do Pedro Chagas Freitas. Na altura foi um amigo que me recomendou, o curso é online, dura 5 meses (se não estou em erro), e tem um preço acessível. Foram os meus critérios. A verdade é que adorei. Faz-nos sair fora da caixa, quebrar regras e pré-conceitos linguísticos, ousar. Considero que o curso dele é bastante completo, abordando várias componentes. Para além desse, ele tem outros, mais específicos, como a Oficina do Romance (que tenho ideias de fazer, não sei é quando).
Se preferes aulas presenciais, é uma questão de procurares o que há disponível. Será mais fácil encontrar na área de Lisboa, certamente.
Um curso de escrita criativa não torna ninguém escritor, mas pode tornar-nos melhores escreventes, isto é, escrevermos e expressarmo-nos melhor.
É uma experiência muito boa e só posso recomendar.
ResponderEliminarDepende dos post's. E dos dias.
O meu anterior blog divulguei-o no grupo. Este acho que só divulguei a alguns colegas.
Isso é que era ser criativo: querem crónicas da vida comum? Tomem lá o meu blog.
Creio já ter ouvido falar do síndroma da folha em branco que afeta muitos escritores e aspirantes a escritores.
ResponderEliminarSinto isso frequentemente na pele, embora o blog seja em bom exercício de manter a escrita ativa. Só que no blog escrevo quando quero ou me apetece, agora tenho uma crónica para apresentar e ideias zero.
Votos de um bom dia!
Vês? Quem tem boas ideias? haha
ResponderEliminarQuerem ler? Leiam que eu dou-vos o link!
Bonito bonito era formular esse convite em forma de crónica com 200 palavras!
ResponderEliminarOs títulos todos dos teus posts não chegam as 200?
ResponderEliminarEras uma Saramago da Era Moderna...
Crónica: Todos os Post's
ResponderEliminarBrilhante!!
ResponderEliminarOriginal tenho a certeza de que é!
Obrigada por responderes às minhas perguntas. Gostava de saber a opinião de alguém que já tivesse fequentado um desses cursos, assim tendo uma opinião (positiva) fico mais inclinada a meter-me numa coisa dessas. :)
ResponderEliminarSe gostas de escrever, tens alguma curiosidade em explorar essa área, acredita, é um bom investimento e uma excelente experiência. Se te vai tornar uma escritora de sucesso? Pode ser uma ajuda no teu percurso, mas não é O meio para atingir esse fim.
ResponderEliminarEstou igual a ti. Não faço a mínima do que escrever para os Canecos. Não só pelo drama da folha em branco, como por esta semana ser complexa: ando com gripe e tenho a minha mãe internada para fazer quimio.
ResponderEliminaràs vezes dava jeito ter umas poções mágicas...
Porque não escrever sobre essa semana complicada, sobre essas nuvens sombrias que toldam o teu coração?
ResponderEliminarBeijinhos e que tudo corra pelo melhor.
Também quero fazer um curso de escrita criativa, mas para já comecei um diário de escrita criativa, que consiste em fazer exercícios que encontro em livros e na net, como por exemplo as deste site:
ResponderEliminarhttp://thinkwritten.com/365-creative-writing-prompts/
Espero que ajude! :)
Adorei o desafio do link que enviaste. Obrigada.
ResponderEliminarE boas escritas!
(https://pandora.blogs.sapo.pt/https://www.bloggors.com/animals-inspire-you-write-fantastic-story/)
ResponderEliminarSim, mas o deste site https://www.bloggors.com/animals-inspire-you-write-fantastic-story (https://pandora.blogs.sapo.pt/https://www.bloggors.com/animals-inspire-you-write-fantastic-story/) também o poderia ajudar a encontrar melhores ideias que o poderiam inspirar ainda mais a criar histórias de fantasia super espectaculares.
ResponderEliminar