Em busca do galheteiro perfeito
Os dramas de uma dona de casa à bulha com o azeite.
De há uns tempos para cá tenho comprado azeite em garrafão. Sai mais barato. Acontece que não é tão prático dosear o azeite ou levar à mesa no garrafão, pelo que comprei galheteiro. Mas já perdi a conta aos galheteiros que fui comprando, porque todos eles escorrem o azeite para fora, é uma porcaria pegada.
Em desespero de causa, lanço o repto: há algum modelo de galheteiro que seja mesmo anti-gota, que não fique ali a escorrer azeite bordas fora?!
Até hoje, zero.
ResponderEliminarTodos iguais.
Mas a esperança é a última a morrer...
Eu já desisti. Está na garrafa e pronto!
ResponderEliminar
ResponderEliminarPois, é o que começo a pensar, compre o que comprar, caros, baratos, em vidro, inox ou acrílico... venha a garrafa outra vez.
Tenho um da Amorim - cortiça e cerâmica - que adoro ... adoro mas escorre na mesma o azeite cá para fora.... acho que não há jeito!
ResponderEliminar(é este, fica bem na mesa mas tem se de andar com o guardanapinho atrás: http://www.mimocook.com/17389/galheteiro-da-alma-gemea.jpg)
Estás a confirmar a conclusão a que começo a chegar. Reabasteço a garrafa em vez de andar de galheteiro em galheteiro, sempre a escorrer azeite.
ResponderEliminarÉ bonito. Mas para escorrer azeite, já bem bastam os que andei a comprar. Uma pessoa pega e fica logo com as mãos gordurosas, a base do galheteiro tem azeite para molhar bem molhadinho o pão. Oh bolas, ando-me a passar!
ResponderEliminarA garrafa também se suja mas pelo menos é só a garrafa... Fartei-me de comprar tudo o que via que podia ser bom. Agora é assim.
ResponderEliminarUma almotolia das antigas não escorre grande coisa, se não estiver demasiado cheia. O sistema de ar não deixa...
ResponderEliminarhttp://www.reis-reis.com/info/listar_categoria.php?nivelm=categoria&id=5
No tempo que usava garrafa de azeite, enrolava à volta do gargalo um guardanapo de papel, assim os pingos, que os há sempre, eu sei, não escorriam pela garrafa. Agora os galheteiros não é só o pingo, largam azeite por todas as frinchas, e os que têm base, ficam ali numa poça de azeite. Já experimentei vários modelos, e o resultado tem sido semelhante.
ResponderEliminarAcreditas que esse é o que tenho andado à procura, na esperança que não seja um desastre como os que tenho comprado? Mas encontrar esse bichinho não é fácil, e eu ando tão descrente que comprar mais um faz-me torcer o nariz.
ResponderEliminarTenho um da Casa, muito simples, com um bico alto, que não escorre. Ou pelo menos, não como os tradicionais que ficam a pingar, visto que a saída é completamente virada para cima e depois tem uma entradinha pequenina na base antes da borracha para o azeite voltar ao sítio...não está é no site para te mostrar por isso vou tirar foto e enviar-te!
ResponderEliminarahahahahaha eu como limpo logo a ponta, ele não escorre e o galheteiro fica sempre limpinho xD
ResponderEliminarSe estás à procura encomenda pelo link que deixei... Quem sabe funcione!
ResponderEliminarTenho um, no Porto, que era perfeitinho!
ResponderEliminarParvinha que sou, deixei-o lá :p
Tenho de passar na Pollux a ver se encontro. Se não, e me decidir ainda a experimentar um novo galheteiro, agradeço o link.
ResponderEliminar
ResponderEliminarBem, podes sempre trazê-lo contigo numa próxima visita.
Isso é tipo uma rolha, certo? Já tive um assim, mas a parte que segurava a rolha (uma espiral em plástico) foi ficando flácida e já não segurava bem a rolha. Ainda foi o que se mostrou mais eficaz, porque só o arrumei por causa da "rolha" se ter estragado.
ResponderEliminarSim, sim, é tipo isso (mandei-te para o email). Mas primeiro que a rolha fique flácida...olha, este ainda não ficou :D
ResponderEliminarPor essas e por outras é que desisti! Tenho ali uns 5 ou 6...
ResponderEliminarpara resolveres esses problemas sem gastares mais dinheiro, podes sempre amarrar um guardanapo no topo, mesmo que verta um pouco fica no guardanapo. :)
ResponderEliminarAgora, há uns que funcionam pulvorizando, mas nunca experimentei!
ResponderEliminarEu odeio galheteiros. Não entram cá em casa. Só a ideia que não o posso lavar por dentro e fica gorduroso com resto de azeite (cada maluca com sua mania). A minha solução para os garrafões é ter sempre uma garrafa de azeite das de plástico que no máximo encho 2 ou 3 vezes e é substituída.
ResponderEliminarNos últimos modelos que experimentei, esse recurso era difícil de executar. Agora, mesmo andando sempre de papel atrás a limpar o dito sempre que o usava, não sei como, ficava ali a escorrer até o suporte ficar com uma poça de azeite dentro.
ResponderEliminarSim, eu sei. São práticos para temperar saladas, mas para pôr azeite na sopa, num tacho, etc, não dão lá muito jeito. E como eu passei a comprar azeite em garrafão, preciso de uma solução mais pequena para ter o azeite à mão, prático de usar no dia a dia.
ResponderEliminarUma boa solução. Mas para ter acesso a essas garrafas de plástico, deduzo que sejam aquelas mais pequenas que se usam na restauração, ou se anda a comprá-las, ou se tem um amigo que as arranja...
ResponderEliminarAhhhhh quem diria que o azeite daria tanta azeitice?! Ando consumida, é o que é!
Nunca experimentei, por isso não sei.
ResponderEliminarEu também compro de garrafão e uso uma gararfa antiga do ageite galo, para evitar babar.
Inicialmente também usava a antiga garrafa de azeite, mas de ir tirando e pondo o doseador, ele foi-se dando e decidi apostar no galheteiro. E ando há meses nisto. Compra um, baba-se todo. Procura outro. Experimenta. E por aí fora. Acho que já vou no quarto galheteiro. Este último então, o pior de todos, está-me a consumir os nervos. Eu bem que o limpo, lavo o suporte, arrumo, e quando lhe vou pegar, escorreu azeite sei lá por onde, que até a base do suporte tem azeite que dá para molhar o pão. Haja pachorra!!
ResponderEliminarSim é horrível e nojento!
ResponderEliminarOlha... o típico galheteiro! Há muito tempo que não os via. Pois o meu não tenho esse problema, limpando a ponta ele fica limpinho não escorre nem nada mas já tive um deste género:
ResponderEliminarhttp://i.mlcdn.com.br/1500x1500/galheteiro-5-pecaseuro-home-80139rl-204521400.jpg
que num instante ficou nojento e deixei de o utilizar...
Em casa utilizamos deste género: http://www.josedefreitas.pt/img/p/2/2/9/6/0/3/229603-home.jpg
ResponderEliminarO bico tem um sistema de retorno, pelo que o azeite não escorre para fora, mas sim para o interior novamente.
O último modelo (http://www.cesar-castro.pt/db/imagens_upload/330e0942.jpg) já usei em casa de família e escorre pelo bico.
Curiosamente já usei um igual a esse primeiro, comprei no Continente, e escorria azeite, ficava a base do suporte com azeite, enfim.
ResponderEliminarOu é muita azelhice minha, ou o azeite que uso é malandreco e gosta destas azeitices.
Combinado!
ResponderEliminarEntão eu subo até lá acima, paro "a meio", tu abasteces-me de ovos moldes, broinhas e gelado, e depois desço ;)
Encontrei esta imagem, onde se vê melhor o sistema de retorno: http://www.extra-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=248331996
ResponderEliminarBasicamente o azeite que escorre pelo bico não cai para o exterior, mas para o interior da tampa, que tem um orifício que o conduz para dentro do galheteiro.
Uma pessoa que teve em minha casa também teve dificuldade em usá-lo, porque fez alguns malarabismos para evitar que escorresse. O truque é usar de forma simples e rápida, sempre a direito.