Em busca do galheteiro perfeito

Os dramas de uma dona de casa à bulha com o azeite.


De há uns tempos para cá tenho comprado azeite em garrafão. Sai mais barato. Acontece que não é tão prático dosear o azeite ou levar à mesa no garrafão, pelo que comprei galheteiro. Mas já perdi a conta aos galheteiros que fui comprando, porque todos eles escorrem o azeite para fora, é uma porcaria pegada. 


Em desespero de causa, lanço o repto: há algum modelo de galheteiro que seja mesmo anti-gota, que não fique ali a escorrer azeite bordas fora?! 


 

Comentários

  1. Até hoje, zero.
    Todos iguais.
    Mas a esperança é a última a morrer...

    ResponderEliminar
  2. Eu já desisti. Está na garrafa e pronto! 

    ResponderEliminar


  3. Pois, é o que começo a pensar, compre o que comprar, caros, baratos, em vidro, inox ou acrílico... venha a garrafa outra vez.

    ResponderEliminar
  4. Tenho um da Amorim - cortiça e cerâmica - que adoro ... adoro mas escorre na mesma o azeite cá para fora.... acho que não há jeito!


    (é este, fica bem na mesa mas tem se de andar com o guardanapinho atrás: http://www.mimocook.com/17389/galheteiro-da-alma-gemea.jpg)

    ResponderEliminar
  5. Estás a confirmar a conclusão a que começo a chegar. Reabasteço a garrafa em vez de andar de galheteiro em galheteiro, sempre a escorrer azeite.

    ResponderEliminar
  6. É bonito. Mas para escorrer azeite, já bem bastam os que andei a comprar. Uma pessoa pega e fica logo com as mãos gordurosas, a base do galheteiro tem azeite para molhar bem molhadinho o pão. Oh bolas, ando-me a passar!

    ResponderEliminar
  7. A garrafa também se suja mas pelo menos é só a garrafa... Fartei-me de comprar tudo o que via que podia ser bom. Agora é assim. 

    ResponderEliminar
  8. Uma almotolia das antigas não escorre grande coisa, se não estiver demasiado cheia. O sistema de ar não deixa...

    http://www.reis-reis.com/info/listar_categoria.php?nivelm=categoria&id=5

    ResponderEliminar
  9. No tempo que usava garrafa de azeite, enrolava à volta do gargalo um guardanapo de papel, assim os pingos, que os há sempre, eu sei, não escorriam pela garrafa. Agora os galheteiros não é só o pingo, largam azeite por todas as frinchas, e os que têm base, ficam ali numa poça de azeite. Já experimentei vários modelos, e o resultado tem sido semelhante.

    ResponderEliminar
  10. Acreditas que esse é o que tenho andado à procura, na esperança que não seja um desastre como os que tenho comprado? Mas encontrar esse bichinho não é fácil, e eu ando tão descrente que comprar mais um faz-me torcer o nariz.

    ResponderEliminar
  11. Tenho um da Casa, muito simples, com um bico alto, que não escorre. Ou pelo menos, não como os tradicionais que ficam a pingar, visto que a saída é completamente virada para cima e depois tem uma entradinha pequenina na base antes da borracha para o azeite voltar ao sítio...não está é no site para te mostrar por isso vou tirar foto e enviar-te!

    ResponderEliminar
  12. ahahahahaha eu como limpo logo a ponta, ele não escorre e o galheteiro fica sempre limpinho xD

    ResponderEliminar
  13. Se estás à procura encomenda pelo link que deixei... Quem sabe funcione!

    ResponderEliminar
  14. Tenho um, no Porto, que era perfeitinho!
    Parvinha que sou, deixei-o lá :p

    ResponderEliminar
  15. Tenho de passar na Pollux a ver se encontro. Se não, e me decidir ainda a experimentar um novo galheteiro, agradeço o link. 

    ResponderEliminar


  16. Bem, podes sempre trazê-lo contigo numa próxima visita.

    ResponderEliminar
  17. Isso é tipo uma rolha, certo? Já tive um assim, mas a parte que segurava a rolha (uma espiral em plástico) foi ficando flácida e já não segurava bem a rolha. Ainda foi o que se mostrou mais eficaz, porque só o arrumei por causa da "rolha" se ter estragado.

    ResponderEliminar
  18. Sim, sim, é tipo isso (mandei-te para o email). Mas primeiro que a rolha fique flácida...olha, este ainda não ficou :D

    ResponderEliminar
  19. Por essas e por outras é que desisti! Tenho ali uns 5 ou 6... 

    ResponderEliminar
  20. para resolveres esses problemas sem gastares mais dinheiro, podes sempre amarrar um guardanapo no topo, mesmo que verta um pouco fica no guardanapo. :)

    ResponderEliminar
  21. Agora, há uns que funcionam pulvorizando, mas nunca experimentei!

    ResponderEliminar
  22. Eu odeio galheteiros. Não entram cá em casa. Só a ideia que não o posso lavar por dentro e fica gorduroso com resto de azeite (cada maluca com sua mania). A minha solução para os garrafões é ter sempre uma garrafa de azeite das de plástico que no máximo encho 2 ou 3 vezes e é substituída.

    ResponderEliminar
  23. Nos últimos modelos que experimentei, esse recurso era difícil de executar. Agora, mesmo andando sempre de papel atrás a limpar o dito sempre que o usava, não sei como, ficava ali a escorrer até o suporte ficar com uma poça de azeite dentro. 

    ResponderEliminar
  24. Sim, eu sei. São práticos para temperar saladas, mas para pôr azeite na sopa, num tacho, etc, não dão lá muito jeito. E como eu passei a comprar azeite em garrafão, preciso de uma solução mais pequena para ter o azeite à mão, prático de usar no dia a dia.

    ResponderEliminar
  25. Uma boa solução. Mas para ter acesso a essas garrafas de plástico, deduzo que sejam aquelas mais pequenas que se usam na restauração, ou se anda a comprá-las, ou se tem um amigo que as arranja... 
    Ahhhhh quem diria que o azeite daria tanta azeitice?! Ando consumida, é o que é! 

    ResponderEliminar
  26. Nunca experimentei, por isso não sei.
    Eu também compro de garrafão e uso uma gararfa antiga do ageite galo, para evitar babar.

    ResponderEliminar
  27. Inicialmente também usava a antiga garrafa de azeite, mas de ir tirando e pondo o doseador, ele foi-se dando e decidi apostar no galheteiro. E ando há meses nisto. Compra um, baba-se todo. Procura outro. Experimenta. E por aí fora. Acho que já vou no quarto galheteiro. Este último então, o pior de todos, está-me a consumir os nervos. Eu bem que o limpo, lavo o suporte, arrumo, e quando lhe vou pegar, escorreu azeite sei lá por onde, que até a base do suporte tem azeite que dá para molhar o pão. Haja pachorra!!

    ResponderEliminar
  28. Olha... o típico galheteiro! Há muito tempo que não os via. Pois o meu não tenho esse problema, limpando a ponta ele fica limpinho não escorre nem nada mas já tive um deste género:
    http://i.mlcdn.com.br/1500x1500/galheteiro-5-pecaseuro-home-80139rl-204521400.jpg

     que num instante ficou nojento e deixei de o utilizar...

    ResponderEliminar
  29. Em casa utilizamos deste género: http://www.josedefreitas.pt/img/p/2/2/9/6/0/3/229603-home.jpg
    O bico tem um sistema de retorno, pelo que o azeite não escorre para fora, mas sim para o interior novamente.


    O último modelo (http://www.cesar-castro.pt/db/imagens_upload/330e0942.jpg) já usei em casa de família e escorre pelo bico.

    ResponderEliminar
  30. Curiosamente já usei um igual a esse primeiro, comprei no Continente, e escorria azeite, ficava a base do suporte com azeite, enfim. 
    Ou é muita azelhice minha, ou o azeite que uso é malandreco e gosta destas azeitices.

    ResponderEliminar
  31. Combinado!


    Então eu subo até lá acima, paro "a meio", tu abasteces-me de ovos moldes, broinhas e gelado, e depois desço ;)

    ResponderEliminar
  32. Encontrei esta imagem, onde se vê melhor o sistema de retorno: http://www.extra-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=248331996
    Basicamente o azeite que escorre pelo bico não cai para o exterior, mas para o interior da tampa, que tem um orifício que o conduz para dentro do galheteiro.
    Uma pessoa que teve em minha casa também teve dificuldade em usá-lo, porque fez alguns malarabismos para evitar que escorresse. O truque é usar de forma simples e rápida, sempre a direito.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Convido-te a partilhar