Será só impressão minha?
Recentemente ouvi, repetidamente, a mesma piada relativa à SIC. Vários programas usam o mesmo cenário, o da Casa Feliz, antiga casa da Cristina Ferreira, essa persona non grata em Carnaxide.
Não posso atestar a piada porque não sou espetadora desse tipo de programas, apanho algumas partilhas nas redes sociais e pouco mais.
No entanto a piada fez-me lembrar outra dimensão onde acontece um fenómeno muito semelhante: o Instagram. Será só impressão minha ou as fotos das casas das influencers são extremamente parecidas, quase tiradas num mesmo cenário, com ligeiras nuances decorativas? Das três uma (ou todas): ou é mesmo um cenário, onde vai tudo fazer trabalho fotográfico, ou recebem todas apoios das mesmas marcas para decoração e #pub, ou os serviços de decoração são exatamente os mesmos e, ao jeito do Querido Mudei a Casa, não interessa o que a pessoa que mora naquele espaço precisa ou gosta, interessa que fique bonito para as câmaras. Ou em última hipótese, vai tudo buscar as fotos de inspiração ao Pinterest e publica nos seus respetivos feeds. Rebuscado? Se calhar não
Não tenho redes sociais, nem vejo esses programas. Mas as YouTuberes que sigo é tudo by IKEA.
ResponderEliminarNão é muito diferente. IKEA, com uns apontamentos de La Redoute e uns quantos acessórios decorativos sempre das mesmas marcas, basicamente os mesmos ou extremamente semelhantes. Depois aparece uma a mostrar um tapete novo e caem milhentas mensagens a pedir informações sobre o dito, e o site da marca colapsa e o tapete esgota. Enfim... cada vez menos desperdiço tempo a ver catálogos, ai, redes sociais
ResponderEliminarSim. Queres ideias vês uns vídeos e tens trabalho adiantado!
ResponderEliminarConcordo que possam ser a 3 hipóteses.
ResponderEliminarIsso e quando dizes "indiquem outra loja que não essa": a cara de choque.
Este pessoal nunca ouviu falar em rentabilizar e reutilizar?
Não posso atestar sobre a veracidade de nenhuma das situações, mas adorei o post e consigo imaginar "a coisa"!
ResponderEliminar
ResponderEliminarO que vou dizer, não é de certeza impressão minha.
Só não explicaram qual o interesse disto? Qual o problema se for como disse?
Gostam de piadas! Tão infantis que são!
Qual o interesse deste comentário? Será que quem o faz não tem mais nada que fazer, como ir ajudar o próximo? Será a culpa de quem escreve ou de quem consome? Triste país? Não, tristeza de pessoas mesmo. Bom fim de semana e vá lá divertir-se e ser feliz.
ResponderEliminarHá cá gente tão mal com a vida, é tão triste. Eu gostei bastante do post No caso da SIC acho que insistem no mesmo cenário numa de "mete nojo" Já que a Cristina bazou e não quer pagar a indemnização, há que espremer até à exaustão a herança dela. Quanto às influencers, acabam todas por cair no mesmo porque é aquilo que está ao alcance da maior parte dos seus seguidores, o dito grande público.
ResponderEliminarPublicidade subliminar?
ResponderEliminarAfinal, sabe bem consumir.
Ainda há dias encomendei uma cadeira rolante e cómoda através da internet.
O Ikea foi rápido, fácil e eficiente.
Há tempos, também pela internet, comprei lá uma mobília de quarto.
Esqueci-me de esclarecer que queria que me fizessem a montagem.
Foi o cabo dos trabalhos!
Mas ... vai-se aprendendo!
ResponderEliminarHá ambientes muito inspiradores. Só que as contas mudam e as ideias repetem-se. Mais parece um catálogo de decoração e não as escolhas pessoais de quem as publica.
Quando indiquei que não posso atestar é porque mal vejo tv, menos ainda os programas que passam em horário de trabalho, e não, não estou em teletrabalho com a TV ligada a "fazer companhia".
ResponderEliminarAgora sigo algumas personalidades no Instagram e aquele cenário vai-se repetindo em diferentes programas, daí ter percebido a piada quando a ouvi, repetidamente. Fiz a comparação com o que se vê no Instagram. Vê-se ambientes muito acolhedores e inspiradores, só que a coisa repete-se numa de "mais do mesmo", que parece que estou a ver um catalogo de decoração e não as escolhas pessoais de quem decora e mostra a sua casa.
Eu acho que o cenário foi tão caro e é tão grande para andar a montar e desmontar, que mais vale rentabilizar a coisa e fazer lá vários programas.
ResponderEliminarQuanto ao Instagram, vê-se ambientes bonitos, inspiradores, acolhedores... só que as peças multiplicam-se em páginas diferentes: os mesmos candeeiros, as mesmas cadeiras, a mesma cor de sofá ou de móveis de cozinha. Perde-se a suposta personalidade e ganha-se um catálogo de decoração tendências 2020/2021
Publicidade, sem dúvida, e não tenho grandes dúvidas quando as peças são iguais. O mesmo modelo de candeeiro, de cadeiras, de mesa, as mesmas cores nos móveis de cozinha, os tapetes praticamente iguais, as mesmas paletes de cores que quase nos faz pôr as imagens lado a lado para descobrir as diferenças.
ResponderEliminarEu fiz uma encomenda a 14 de janeiro no IKEA, pedi recolha em ponto pick up. Veio o segundo confinamento, cancelaram as entregas em ponto pick up e ainda estou à espera de ser contactada para alegadamente agendar entrega no domicílio. Portanto, no meu caso, não estou nada satisfeita com o serviço de entrega e o apoio pós venda também deixa a desejar.
Vai das sortes. E das zonas do país
Eu percebi claramente o sentido do teu post.
ResponderEliminar