Eu disse que me ia meter em alhadas

Há dias falei da dieta paleo. Com uma certa ironia e paródia, falei dos extremismos (no geral) que vejo em alguns seguidores desta dieta. 


Indiquei que o conceito me despertou interesse e que sim, retiro algumas ideias, dadas as minhas necessidades resultantes de baixas tolerâncias alimentares, que me obrigam a variar bastante a alimentação diária, evitando o mais que posso alguns alimentos. 


Procuro mais ideias para pequenos almoços e lanches, visto que é nestas refeições que encontro mais dificuldades. Almoço e jantar essencialmente é peixe ou carne com legumes, eventualmente um arroz ou uma massa de vez em quando, mas sem abusos. 


Este fim de semana Gandhe comprou amêndoas cruas. Dourei-as na frigideira e ontem, armada em paleo, vim munida de oito, OITO amêndoas para o lanche da tarde. Como nunca sei a que horas saio e é frequente acontecer-me não ter tempo de fazer uma pausa para comer, e estar horas a fio apenas a água, lá vou recorrendo ao iogurte líquido para me aguentar a tarde toda. Portanto trazer amêndoas para reforçar o snack da tarde soou-me bem. Oito bem contadinhas, para não haver exageros.


Ora pois que cheguei ao fim do dia com o abdómen inchado, não me admiraria que alguma alminha achasse que eu estava em estado de graça. Depois vieram as cólicas. À noitinha, já me torcia com cólicas. O jantar, uma singela salada de atum, com tudo cozido e temperado com azeite, não me caiu lá muito bem. Sentia-me inchada, desconfortável. E eis que de repente liberta-se a bomba de gás, seguido de umas quantas idas às instalações sanitárias com um desarranjo intestinal digno de quem enfardou uma feijoada à transmontana. Foram oito inocentes amêndoas, naturais, apenas douradas numa frigideira, sem qualquer adição seja do que for. Só oito amêndoas torradas. E mais parece que enfardei a feijoada da Ponte Vasco da Gama.


Mais valia ter comido um pastel de nata. 


 


Oh Pandora, mas tens a certeza que foram das amêndoas?


Tenho. Até porque não posso abusar dos frutos secos precisamente por causa destas consequências. Já não comia frutos secos há... nem sei quando foi a última vez. E foram oito amêndoas. Dei-me ao ridículo de contar as amêndoas para não trazer muitas, sabendo que só paro na última.


 


Portanto, a dieta pode ser a da moda, como qualquer outra que já esteve na moda, que ainda vai estar. Pode haver vozes, muitas, que divulguem as maravilhas da dieta, os benefícios de saúde e emagrecimento. Mas, e sublinho o mas, o que num corpo funciona, no outro é rejeitado. A alimentação deve ser adequada às necessidades de cada um, ao organismo de cada um. Ser saudável não é só comer alimentos ditos saudáveis. É perceber também as consequências que a sua ingestão traz ao nosso corpo. 


 

Comentários

  1. Se continuares a comer, aposto que emagreces em três tempos!lol

    ResponderEliminar
  2. Sim, mas tens os resultados! ahaha
    Agora, a sério, o que umas amêndoas, fazem.:(

    ResponderEliminar
  3. Isso não dá mesmo para o corpo de toda a gente...

    ResponderEliminar
  4. No meu caso sim. Não posso comer frutos secos que tenho estas reações. 

    ResponderEliminar
  5. Nop. 
    E normalmente isto acontece com coisas que gostamos. Ahhh cajus... 

    ResponderEliminar
  6. Eu faço sempre o teste em casa, quando são coisas novas,mas mesmo assim às vezes corre mal 😉 Pareço uma maluquinha, a contar as nozes, cajus... e não é pelas calorias 😄 Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ui a mim é com os doces... A intolerância à lactose mata-me quando vou a pastelarias :P

    ResponderEliminar
  8. E a merda que é quando não consegues perceber que raio de alimento te dá na tripa ? Isso sim é que é uma porra. 


    ResponderEliminar
  9. Os doces não me afetam muito. Só que lá está, não posso abusar. Mas se for a uma pastelaria, pedir uma meia de leite, que normalmente é com leite meio gordo, caldo entornado. Sintomas na certa. Comigo é mais o pão. 

    ResponderEliminar
  10. O problema é que às vezes nem é um alimento novo. É mesmo um que é habitual comer-se e, sem sabermos, o corpo satura e reage. O meu caso é mais esse. Com os testes às intolerâncias percebi que não tendo nenhuma alergia/intolerância alimentar que me prive totalmente do consumo de um alimento, tenho de ter cuidados extra com um conjunto de alimentos porque o corpo satura facilmente e reage. Uma treta, porque tem alturas que nem alface posso comer. 

    ResponderEliminar
  11. Também. Acontecia-me muito antes de ter feito o teste às intolerâncias. Embora pela tentativa/erro fui percebendo que algumas coisas tenho de me manter longe. Feijão encarnado. Fujo. Não lhe posso tocar. Já o feijão branco ou preto, tolero e consumido de quando em vez, fico bem, sem reações.

    ResponderEliminar
  12. Sim, tb me acontece e nesse caso é mesmo imprevisível. Tenho SCI e embora já saiba como o meu corpo reage à maioria dos alimentos,de vez em quando há surpresas desagradáveis 😬Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Convido-te a partilhar