Ser português

Sim, somos o povo do vai-se andando, o povo que anda sempre com o credo na boca, porque nunca está bem com nada e é o eterno pobre em crise. Somos o povo que é extremamente autocrítico e por isso aponta o dedo a tudo e todos, quer sempre mais, quer sempre melhor, e ainda assim somos o povo da ironia, aquele que se sabe rir de si próprio. Somos o povo do fado e do pimba, da Amália e do Tony, somos o povo de Afonso Henriques, de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, somos o povo de Camões e de Pessoa, de Bocage e de Herman, somos cavaleiros templários, somos navegadores, somos camponeses, somos pescadores, somos padeiros, somos engenheiros, somos doutores, somos trolhas, somos porteiras, somos emigrantes. Somos o povo das lamúrias mas também somos o povo da gargalhada, da comédia, da caricatura de si mesmo. Somos tão pequeninos e a História impressa no nosso ADN mostra como somos grandes.


Somos coragem. Somos força. Somos garra. Somos crença. Somos esperança. Somos lágrimas. Somos suor. Somos sangue. Somos sacrifício. Somos humildade. Somos fé. Somos dor. Somos alegria. SOMOS PORTUGAL!!!


 


E ontem, dia 10 de Julho de 2016, mostrámos quem somos e do que somos feitos. Quanto mais nos tentam derrubar, mais nos unimos, quanto mais nos insultam, mais nos erguemos, quanto mais nos ridicularizam, mais força nos dão, porque cá dentro somos isto:


 


Juntos, somos mais fortes. Juntos, somos Portugal!


 

Comentários

  1. Muito. Com um sabor ainda mais especial!! Quando todos estavam contra nós, quando ninguém acreditava e só insultavam, quando a estratégia nojenta e vergonhosa foi lesionar Ronaldo logo no início do jogo, crentes que derrubavam a equipa, engararam-se. Unimo-nos mais, gritámos mais alto, acreditámos ainda mais e o improvável aconteceu! 

    ResponderEliminar
  2. Só prova que a união e a persistência nos levam muito longe! =) Que seja uma lição para muitos!

    ResponderEliminar
  3. Merecemos mesmo!!!! Já lutávamos por isto há anos. Finalmente chegou a consagração! E quando todos nos queriam derrubar pela desvalorização e humilhação, o orgulho de lhes mostrar quem somos é imenso. 

    ResponderEliminar
  4. Tenho família em França que sempre que publicavam algo sobre Portugal no Facebook tinham logo os amigos a mandar bocas, ontem vingaram-se, soube mesmo bem.

    ResponderEliminar


  5. Acredito que sim. Sinto esse orgulho, porque ontem demos uma lição de união e humildade. De luta, de quem não baixa os braços perante a adversidade. E por muitos defeitos que tenhamos, nós portugueses, somos assim: uns lutadores, crentes até ao fim, que quanto mais nos humilham e tentam pôr abaixo, mais nos esforçamos, à custa de sangue, suor e lágrimas, para provar o nosso valor. E caramba, somos grandes. Não só por ontem, mas por toda a história do nosso pequeno país. A conquista de ontem é uma consagração daquilo que há tantos anos andamos a lutar. Temos estado em todas as grandes competições, temos dado que falar, e morremos na praia. Ontem não! E sinto o peito cheio com este orgulho nacional. 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Convido-te a partilhar