A demanda do santo forno
Depois de alguma pesquisa online sobre fornos, modelos, características, preços, ontem foi dia de começarmos a ver ao vivo e a cores. Pois que nos dirigimos a uma grande superfície comercial, aquela que faz o trocadilho com a expressão "voltem sempre". Lá andávamos a ver os fornos, abrir, fechar, ver as características, o tipo de segurança, se tinham guias telescópias que permitam trazer o tabuleiro para o exterior do forno, o mais possível, para evitar ter de lá meter as mãos dentro, o tipo de limpeza do forno, e obviamente preços.
Lá andávamos, qual Indianas Jones em busca do forno pretendido, e eu ia pondo o nariz no ar a ver se aparecia um assistente que pudesse vir ajudar e esclarecer dúvidas. E veio. Uma rapariga, simpática, mas que percebia tanto de fornos como eu percebo de física quântica. Expus-lhe algumas das minhas dúvidas, e ela arregalava os olhos e embrulhava a língua. Depois ia ler o filho da mãe do cartão que acompanha o artigo com as suas especificidades. Ora, ler o cartão eu também sei. Pior foi quando, por já ter feito uma pré seleção, lhe pedi comparações entre aqueles modelos/marcas. Ui... aí orientou-nos logo para um porque, imaginem o argumento de vendedora: é o mais bonito, o único que é todo preto.
WHAT????
Foda-se (pardon my french) mas eu até podia andar à procura de um forno azul às bolinhas amarelas para combinar com a cozinha rosa cueca, só que não. A única coisa que não falei do forno foi da cor. Quero lá saber se é preto, branco, cromado, desde que não seja azul às bolinhas amarelas, estou-me a borrifar para a cor do forno, quero é escolher tendo em conta uma série de especificidades técnicas e de segurança, dentro dos valores que posso pagar. Agora, aquele porque é o mais bonito, o único que é todo preto. Really? É esta a formação que dão aos vendedores destas grandes superfícies comerciais?
Resultado: saímos porta fora e amanhã vamos mas é ao comércio tradicional, isto é, uma casa de móveis e electrodomésticos, onde até já comprámos umas coisas na altura da mudança de casa, onde fomos bem atendidos, onde tivemos assistência, transporte e montagem das coisas, sem qualquer custo acrescido. Não acredito que o valor em si dos eletrodomésticos seja muito diferente das grandes superfícies, mas mesmo que haja uma diferença superior, compensa pelo atendimento personalizado e especializado, pela assistência, pela qualidade de serviço.
Tão cedo não "worto" lá, principalmente se procuro atendimento adequado que me esclareça dúvidas e me saiba orientar, como consumidora, numa compra de qualidade.
Por experiência própria, ficas mais bem servida com o comércio tradicional.... e não sai assim mais caro, os preços até são por vezes mais em conta.
ResponderEliminarEntão comprei máquina de secar e o dono uma simpatia até me ofereceu um ferro lol... depois disse sempre eu sei que dá mais trabalho mas separe a roupa toda, cuecas e interiores e roupa leve vão primeiro, depois as gangas e depois as camisas... use a máquina tal como ela foi desenhada... pois as vezes vai tudo ao molhe e fé em deus... mas o melhor vieram instalaram sem custo, a hora que eu quis e não o contrário, e levaram um frigorífico velho que tinha lá em casa.
Quando se me avariou a máquina de lavar roupa não fui ao comercio tradicional mas sim a rádio popular, ora tudo muito lindo entrega gratuita, nos horários lindos de é a qualquer hora num espaço de 3 horas... chegam e eu digo é para por ali... o meu marido já tinha tirado a máquina velha para eles levarem.... e eles dizem mas não podemos instalar a máquina, e eu porque? Porque tem ali a torneira atrás de um móvel, e eu sim queridos mas isso é fácil, baixem os pés do móvel assim e puxem o móvel... ah que não podemos e se estragamos, mas oh senhor eu estou a dizer para o fazer.... não podemos, desculpe mas não me disseram isso na loja... o técnico que veio ver se a máquina tinha arranjo, pediu autorização e eu dei e ele tirou.. técnico daquelas lojas de comércio tradicional...
Olha sempre muito mal educados, a M a chorar o ao meu colo... eu a ligar ao marido a saber dele... chega o vizinho tento pedir ajuda a ele e os homens já a querem ir se embora... e eu disse se vão se embora, podem ter a certeza que escrevo uma reclamação e exijo o dinheiro de volta... olha um filme, chega o marido eles metem a máquina em 5 min e vão se embora sem sequer explicar nada, deram o livro e disseram está ai tudo leia...
Sim, temos muito a ideia pré-concebida que as pequenas lojas, por norma, são mais caras. Como não compram em quantidade, não terão descontos, não terão muita margem para mexer nos preços, como terão os gigantes dos grandes espaços comerciais. Mas a verdade é que as diferenças e preço não são significativas, por vezes até encontramos melhores preços no comércio tradicional, e o serviço prestado é, sem sombra de dúvida, muito melhor. Portanto, amanhã acredito que comprarei o forno, sem stresses, consciente do que estou a comprar, com dúvidas esclarecidas, e depois sem a preocupação de chegar a casa e ter de o instalar sem saber.
ResponderEliminarObrigada pela tua partilha. Só me encoraja mais a ir ao comércio tradicional e esquecer estas grandes superfícies.
Eu comprei os meus eletrodomésticos numa loja de comércio tradicional, que me fez uns descontos muito mais apelativos que qualquer uma das grandes superficies. Também comprei todos os eletrodomésticos, é verdade, mas mesmo assim saiu muito mais barato, com transporte e instalação!
ResponderEliminarAgora uma coisa não acredito.. Como recusaste um forno todo preto?? Podia não fazer nada de jeito, ter uma ventoinha e deitar calor esporádicamente.. mas bolas, era todo preto!!
Quando comprámos o apartamento, os electrodomésticos que precisávamos para equipar a casa foram comprados no comércio tradicional. Ao longo destes últimos anos, o ferro já foi trocado, o aspirador, a torradeira, e esses foram comprados nas grandes superfícies. Agora, pelo horário alargado, pela proximidade, foi por aí que começámos a ver os fornos, mas com este atendimento, a sério, amanhã estou com o esqueleto lá na loja do Sr. JM.
ResponderEliminarPois é, que heresia. Todo preto. O único. Lindo mesmo. Por acaso esse até tinha as tais guias telescópicas, estava dentro dos valores, mas havia ali outras questões que, bem, não fui esclarecida, porque o ser lindo e todo preto resolvia tudo. É que eu até quero um forno para decorar a cozinha, não é para o usar.
ResponderEliminarFizeste-me lembrar uma altura em que comprámos uma maquina de lavar loiça. Parece que era lema da marca ir alguém a casa do cliente dar algumas explicações. Ora azar dos azares a que nos calhou nunca tinha visto aquele modelo(recente) e toca a mexer em tudo o que era botões programáveis. Resultado avariou a maquina. Não me ralei muito, pois não sou nada dado a modernices eletrónica, mas o maridão insistiu para ser aquela. Devolveu-se aquela e trouxemos outra muito mais fácil de lidar.
Eu até entendo que tenham muitos artigos para saber como funcionam, quais as características, mas se não conseguem saber de todos especializem cada um numa coisa e não em tudo. Quem vai comprar quer explicações e muitas vezes sai de lá a saber menos do que quando entrou.
Boa sorte na próxima loja
Foi exatamente assim que me senti: saí a perceber menos do assunto do que quando entrei. Mas aprendi uma coisa nova: os fornos todos pretos são os mais bonitos.
ResponderEliminarEstou confiante na próxima loja!
Sabes? Não sei se tens perto, mas quando fui comprar uma máquina de lavar louça para os meus pais comprei na JOM e sendo o meu pai antigo vendedor de eletrodomésticos andava a testar o sr que nos atendeu e ficou surpreendido e gostou muito do atendimento, até eu que não percebia nada percebi alguma coisa :P
ResponderEliminarPor acaso tenho uma JOM perto, mas curiosamente nunca me lembro de lá ir e nunca lá comprei nada.
ResponderEliminarMas fica anotado! Pode ser que dêem melhor formação aos funcionários.
Fiquei muito bem servida e gostei bastante do atendimento e na altura tive a sorte de ter 23% de desconto directo :)
ResponderEliminarDesconto? Ai isso é música para os meus ouvidos
ResponderEliminarEu já liguei para o Sr. que vendeu mobílias e eletrodomésticos aos meus pais, onde também comprei umas coisas quando comprei o apartamento. Vou lá hoje ao fim da tarde, mas só pelo telefone ele já me deu algumas possibilidades, e nenhuma era por ser o mais bonito. Ah ah ah só a mim.
Sim, mas foi porque era o fim de semana desse desconto, mas ouço varias vezes na rádio anunciarem tal coisa :)
ResponderEliminarSim, esse é sem dúvida o melhor argumento para se comprar um eletrodoméstico :P
Os eletrodomésticos servem para decorar, bem sabemos.
ResponderEliminarÓbvio, que parvoíce a minha a pensar que deviam ser úteis :P
ResponderEliminarComércio tradicional 4ever!! :-)
ResponderEliminarAcredita. Sexta ao fim da tarde fui à loja do Sr. que conheço, em menos de meia hora tinha o forno e a placa que queria, dentro dos valores que pretendia (ainda levei uma atençãozinha), e em princípio hoje ele já vai instalar tudo em casa.
ResponderEliminarÉ para eu aprender a não ir primeiro às grandes superfícies. Lá porque estão abertas até tarde e a dois passos de casa, não, não compensam.