Intrigam-me os editoriais de revistas de decoração
Sempre tudo tão lindo, perfeito, cada coisa no seu devido lugar, e mesmo a manta meia desfeita num sofá está ali tão perfeitamente colocada em ponto estratégico, junto um livro que parece repousar na elegância do momento.
Não se vislumbra pó, e até quando aparece nas fotos um animal de estimação, não há pelo, nem nada caído ou espalhado pelo chão. O lavatório da casa de banho não tem manchas de água, nas cozinhas nunca se vê louça na banca, por lavar ou a escorrer, nem manchas de vapor na parede junto ao fogão, nem pingos de gordura; nenhuma secretária tem papéis espalhados, nem aparecem os cabos de computadores ou modens, ou impressoras, a ver bem, aparecem candeeiros de mesa mas devem acender por wi-fi, porque também não lhe vejo os fios eléctricos.
É sempre tudo tão imaculado, organizado, arrumado, tão belo e perfeito, tudo tão geometrica e milimetricamente colocado, que me intriga como me intrigam as bonecas de porcelana: tão cheios de beleza, tão vazios de vida.
Que coincidência, ontem ao ver algumas imagens no instacoiso de "decoração" tive essa mesma sensação, que vazio, que frio, que perfeição... claro que estava a recordar-me da tralha que anda sempre espalhada lá em casa... estou a alinhavar um post com a minha versão vs essas versões das casas familiares... a ver se o acabo!
ResponderEliminarDou comigo a olhar para essas imagens e a achar tudo muito bonito, quase suspiro de pena por não ter a minha casa assim, tão limpa e arrumada e... desprovida de vida. Porque uma casa habitada nunca tem aquele aspeto de um espaço que acabou de ser desinfetado
ResponderEliminarE aquelas mesas tão bem colocadas cheias de pratos e pratinhos, velas e velinhas, ... mas que depois não vês se quer onde se colocaria as travessas com o que é mais importante. Vê-se muito isso, essencialmente nas dicas de decoração de natal... Aquelas mesas em tons de vermelho e dourado, tão bem arranjadas... mas... e o espaço para as filhoses? E para as rabanadas e o leite creme?...
ResponderEliminarMais confusão me faz (e via muito isso no Querido Mudei a Casa), colocarem louças em prateleiras na parede. Assim, ao pó (e pelos para quem tem animais). Isso sim, causa-me urticária. É muito lindo (para quem gosta), mas na hora de usar os pratos e os copos tinha de os lavar.
ResponderEliminarIsso e os sofás e almofadões nos terraços e varandas. Onde se põe aquilo quando chove??? E o estendal, onde está??
Ah pois! Nesse programa cheguei a ver coisas terríveis do tipo... as pessoas terem uma televisão na sala, e eles remodelam a sala e não põe nenhuma televisão nem se vê assim grande sítio onde a colocar... Eu atirava-lhes com um os pratos e os copos à cabeça se me tiravam a televisão...
ResponderEliminarOh pá, eu ficava azul de urticária quando ouvia alguns decoradores muito in a dizer porque tinham escolhido determinadas peças, tipo sofá branco: porque eu gosto.
ResponderEliminarOi??? Mas estão a decorar a divisão da casa deles, ou de outra pessoa? Afinal têm em conta os gostos e necessidades das pessoas, ou nem por isso?
Uma vez remodelaram a cozinha/sala de jantar de uma avó que costumava receber frequentemente os netos (e eram muitos) para almoçar ou jantar. Pois que diminuíram o tamanho da mesa, os lugares sentados à mesa, mas, oh génios da decoração, acrescentaram um sofá e as pessoas podiam lá comer com o pratinho na mão.
Está explicado porque desisti de ver aquele programa deprimente.
ResponderEliminarVerdade... é gente rica a decorar casas para pessoas mais pobres... não sabem as necessidades das pessoas nem querem saber...
É como se não fossem casas vividas...
ResponderEliminarÉ mesmo. Tão bonitas e tão vazias.
ResponderEliminarPara além de achar que nunca conseguiria ter uma casa assim, não quero :)
ResponderEliminar