Vivemos na era da competição?

Só vou dar dois exemplos, mas poderia haver mais, muitos mais.


A moda das corridas, running, o que for. A moda pela vida saudável, pela alimentação saudável, pelos hábitos saudáveis, pelo exercício ao ar livre. E depois é ver tudo a publicar o que come, o que compra para comer, o tempo e distância percorrida, as calorias gastas, os gráficos evolutivos, as gramas que perderam, as fotos dos abdominais, das sapatilhas, dos glúteos, da garrafa de água, do que se come no pré-treino, no pós-treino (não tarda é a foto do cocó final, com análise da cor e textura)... a caixa cheia de comentários cheias, likes, quantos mais likes melhor, criam-se grupos, parecem seitas.


 


A moda da leitura. Dá-me ideia que agora não se lê pelo prazer de ler. Lê-se para tirar a foto da capa, das páginas, do livro na areia, à beira da piscina, no metro/autocarro, lê-se o que está na moda, lê-se clássicos porque sim, porque é bem, é ser culto. Fazem-se desafios de leitura surreais: 6 livros num mês. Participam em grupos de leituras, pontuam livros, somam pontos por cada leitura, lêem pela quantidade de ver quem chega à meta com mais páginas comidas. Mas há algum prazer nessa leitura??? Ou lêem, de facto, alguma coisa? 


 


Minha opinião, que vale o que vale: assumam um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercício físico pelo vosso bem estar e saúde. Não para competir nas redes sociais a ver quem corre mais, quem tem melhores abdominais, quem queima mais calorias e quem come as cenas mais estranhas fit que existem. E, a sério, leiam pelo prazer de ler, não para somar uma quantidade absurda de livros, como se a vossa vida dependesse de um qualquer recorde do guiness. E deixem lá a merda das pontuações aos livros, ou agora estudou tudo literatura para poder tecer críticas literárias e pontuar obras de autores literários como se isto fosse a votação do festival da Canção??? 


 

Comentários

  1. Ahahah, percebo a ideia mas não posso concordo a 100% porque adoro competição. Contudo, sou daqueles que defende que é possível fazer algo apenas pelo prazer que isso dá - não é preciso colocar nas redes sociais para todo o mundo saber!

    ResponderEliminar
  2. Mas a competição é aí mesmo, nas redes sociais, quando se divulga ao mundo quanto se correu, os livros que leu, vai ler, tem para ler, o que já emagreceu, a massa muscular que já ganhou, blá blá blá.
    E não gosto de competição. Se faço as coisas, faço-as porque gosto, pelo prazer ou bem que me fazem, não para ser melhor que os outros, ou fazer mais que os outros. Falo dos livros que leio, uma simples opinião pessoal, sem avaliações ou críticas pseudo intelectuais de pessoas pseudo entendidas na matéria. 

    ResponderEliminar
  3. Sim, competir nas redes sociais é parvoíce. Também gosto de ler e de praticar desporto mas gozo muito mais se não estiver a tirar fotos para o Insta ou a partilhar estados no FB.
    Mas gosto da competição outside the social media. Gosto de ser o melhor! Gosto de fazer mais! Gosto de ganhar! ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Convido-te a partilhar