Da mania de comentarem o que não sabem

Tenho 34 anos, uma relação prestes a fazer 11 anos, e não tenho filhos. 


Se penso nisso? Sim. Se tenho vontade? Sim, mas nada que diga é agora, é para breve, tem de ser. Eu própria vou adiando essencialmente pela forte instabilidade profissional, por sentir que ainda não houve um click qualquer que despertasse esta coisa da maternidade mais a sério, e também porque do outro lado, do suposto pai, não há vontade. As poucas vezes que falámos do assunto obtenho um "para já não, para agora não" e fico por ali, até porque eu própria sinto esse "agora não", "ainda não".


Mas, já ouvi a minha sogra mais querida (vá pro raio que a parta) comentar com a cunhada que não temos filhos porque eu não quero engordar (cabra nojenta). E mal sonha ela que é o filho que não quer, que eu até já abordei o assunto e se houvesse feedback positivo do outro lado, até arriscaria e avançaria. 


Depois são os colegas de trabalho que ultimamente vão fazendo esses comentários. Para eu me deixar de gatos e ter bebés, porque vou para velha, porque não há nada melhor que os filhos.


Oh foda-se. Até pode ser verdade mas, era preciso que eu estivesse nessa onda de abraçar a maternidade e a minha outra metade também, o que não acontece, e ele com menos vontade do que eu.


Mas os comentários custam a ouvir. E faz-se um sorriso amarelo, dá-se aquela resposta da instabilidade e tal, ou ainda tenho tempo... e parece que tenho de justificar uma decisão que ainda não tomei só porque, socialmente, eu já devia ter dois filhos, no mínimo. 


Posso decidir ser mãe mais tarde, como tantas mulheres nos tempos de hoje, posso até decidir nem ter filhos, posso decidir ter e descobrir que não posso. E? Pensei que isso fosse uma decisão minha (nossa). Ou será que tanta gente interessada na minha maternidade está disposta a contribuir para os gastos do rebento????


Há dias em que dá vontade de dizer: metam-se na vossa vida e deixem a dos outros. 


 

Comentários

  1. Sendo uma pessoa reservada detesto que se metam na minha vida, detesto aquelas perguntas chatas: Já saíste de casa??Já tens namorado?? Filhos?? 
     ÀS vezes dá vontade de mandar-lhes para o outro lado. Ao contrario de ti não faço o sorriso amarelo, vai mesmo as respostas tortas. É de feitio :/


    Se tiveres que ter filhos será no teu tempo e no dele, não no dos outros.

    ResponderEliminar
  2. pois manda-os directamente para o caralho! era só que faltava. gente que manda postas de pescada que os filhos são o melhor do mundo é gente que não se consegue realizar por si mesma, que precisa de encontrar nos outros os objectivos que não sabe concretizar. e que diz que os filhos é a melhor coisinha mas que também impedem de fazer muita coisa. 
    odeio, mas odeio, mas odeio com ganas de raiva esse tipo de gente.
    filhos de mil porcas sifilíticas!

    ResponderEliminar
  3. Ai como eu detesto pessoas intrometidas!

    xoxo
    cindy

    ResponderEliminar
  4. A M.J. tirou-me as palavras da boca

    ResponderEliminar
  5. E irem para o car....inho mais velho, não? :/

    ResponderEliminar
  6. Também detesto que se metam na minha vida!
    As pessoas deveriam preocupar-se mais com as suas vidas e deixar a dos outros. Não pensam que podem ferir sentimentos com os seus comentários extremamente parvos. É manda-los para um sitio baixinho e seguir.
    As decisões são tuas e só tu sabes da tua vida :)

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente? Eu mandaria-os mesmo pastar... Ainda há uns tempos o meu pai fez um comentário à minha prima desses e levou uma resposta 'bem que temos tentado tio...', calou-se e engoliu em seco. Esses são temas que não se devem falar assim, seja por não poder, por não querer ou não estar-se preparado!

    ResponderEliminar
  8. Para a próxima responde à letra. Agora que estou grávida, acabaram essas piadas e começaram as outras (igualmente mete nojo) de que a minha vida acabou.
    Mas nunca me vou esquecer de uma em particular da minha sogra, que estava com um cão ao colo e me disse que assim estava "já que não tinha netos". Agora é vê-la bem enciumada porque vai "perder" a atenção do menino. Deixa-os falar. Parvalhões.

    ResponderEliminar
  9. A tua última frase diz tudo. Mas é esta mania de mandarem bitaites sobre a vida dos outros, sem saberem o que se passa ou o que as pessoas querem. Enfim. Faço o sorriso amarelo porque prefiro ser bem educada, até porque estou em contexto de trabalho. Já com a sogra, o comentário dela foi feito nas minhas costas, ela não se apercebeu que eu estava a ouvir.

    ResponderEliminar


  10. Só tu para me fazeres rir. 
    Mas há muita verdade no que dizes. 
    Infelizmente o que não falta é gente a mandar bitaites sobre a vida dos outros, sem qualquer tipo de consideração pelo que as pessoas querem ou estão a passar.

    ResponderEliminar
  11. E somos duas. 
    Se ninguém lhes pediu opinião, para quê tanto bitaite?! 

    ResponderEliminar
  12. Vontade não falta, às vezes, mas pronto, uma pessoa quer-se manter bem educada.

    ResponderEliminar
  13. Comentam sem que uma pessoa tenha pedido opinião. Mandam aqueles sábios bitaites como se fossem decisões como escolher o lanche ou o jantar desse dia. Enfim. 

    ResponderEliminar
  14. Lá está, fazem comentários e nem sabem na verdade o que as pessoas andam a tentar fazer, ou a passar, ou que decisões tomaram. Não encaro como ofensa. Só mesmo como a cena de mandarem bitaites sobre decisões da minha vida que só a mim dizem respeito. Ter filhos não é o mesmo que decidir o que fazer para o jantar. 

    ResponderEliminar


  15. Pois, agora exemplificas, e bem, a mudança de opinião das mesmas pessoas. Primeiro é porque não tens, depois é porque vai ser tudo diferente, nem sabes no que te meteste, ai jesus, cai o Carmo e a Trindade. 
    No fim de contas, é-se preso por ter cão e por não ter, ou é só a eterna mania de mandarem bitaites na vida dos outros.

    ResponderEliminar
  16. Se cada um pensasse na sua rica vidinha era bem melhor :)

    ResponderEliminar
  17. A vida dos outros é sempre melhor para comentar 

    ResponderEliminar
  18. Geralmente quem se mete na vida dos outros é porque não está satisfeito com a vida que tem :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Convido-te a partilhar