Eu, devoradora de leite assumida, consegui!
Muito se debate sobre o consumo ou não de leite e seus derivados. Eu sou fã de leite e seus derivados, mas como tudo na vida, o consumo moderado e equilibrado é o segredo para o bem estar. Recentemente, com os testes de intolerância alimentar que fiz, no primeiro deu resultado positivo como intolerante à lactose. Dois meses a evitar o consumo de lactose, no segundo teste, verifiquei que o meu corpo estava saturado e o período sem consumo surtiu um efeito desintoxicante. Não sou intolerante à lactose, mas o nível de tolerância é baixo e reduz-se ao leite magro, estando mais à vontade com iogurtes, manteigas e alguns queijos. Posso beber o meu leitinho, não posso abusar. Do consumo moderado, tenho de o moderar ainda mais para evitar nova saturação.
Durante os dois meses que estive privada do leite, tive de encontrar alternativas. Os leites vegetais deixam a desejar. Não gostei do de soja, não gostei do de aveia, tolerei o de arroz e o de amêndoa, mas não os podia beber pois também tinha de evitar arroz e amêndoas, não cheguei a experimentar o de coco porque o preço assusta. Então a alternativa mais viável passou pelo consumo de chá. E se eu achava que beber chá ao pequeno almoço me ia fazer ter fome mais cedo, que não me ia sentir bem, ou saciada, a verdade é que foi apenas nos primeiros dias que senti esse "desconsolo". Agora que me habituei ao chá, e posso variar os sabores conforme me apetece, o leite passou a ser algo que consumo de quando em vez, sem lhe sentir assim tanto a falta.
Portanto, a todos quantos se debatem com a questão de querer diminuir o consumo de leite e não se acham capazes, sim é possível: só custa os primeiros dias. Falo com conhecimento de causa.
Travo a mesma luta porque com o tempo tenho vindo a notar que o meu organismo também já está saturado de leite. E eu a-do-ro leite! Também ao início pensava que se não bebesse leite, a fome ia estar ao virar da esquina. Mas a verdade é que temos tanta coisa ao nosso dispor (chá, café, sumos de fruta, batidos, iogurtes) que o processo de desintoxicação acaba por ser menos difícil. Apesar de ainda me estar a ser difícil, já não puxo os cabelos quando me lembro que não devo abusar do leite. É mesmo um work in progress e, com o hábito, chegará um dia em que nos deixamos de lembrar que um dia adorámos leite. Quero acreditar! :P
ResponderEliminarBeijinho
Cris
www.lima-limao.pt (http://www.lima-limao.pt)
Eu não só deixei o leite - apenas consumo iogurtes e queijo - como agora sempre que me esqueço e peço uma meia de leite fico para morrer nas horas seguintes. É dores de estômago, barriga inchada, todo um desconforto... Enfim. Mas tal como tu também ando numa de chá porque não achei que os outros "leites" fossem alternativas a considerar a longo prazo.
ResponderEliminarxoxo
cindy
ResponderEliminarNa altura que falaste que estavas a fazer os testes para saberes se era intolerante a algum alimento, eu que sofria do estomago achei que as dores e o enfartamento que sentia poderia ser do leite.
Tentei beber chá, mas sou sincera que não tentei muito e desisti rapidamente. Não gosto muito daquela agua deslavada.
parece que o meu problema tem a ver com os pólipos que tenho no estomago. Descobertos naquela horrível endoscopia.
Vais conseguir, acredita! De vez em quando lá bebo uma caneca de leite. Não me privei totalmente dele, mas para quem bebia todos os dias, por vezes mais que uma vez ao dia, passei a uma, duas vezes na semana, e quando é.
ResponderEliminarBeijinhos
Os leites vegetais deixaram-me desiludida. Gostei do de arroz, mas só frio. Ora de inverno eu quero é um pequeno almoço quentinho, não um faz de conta que é leite saído do frigorífico. Já o gosto pelo chá aumentou e apurou-se. E adoro descobrir novos sabores e combinações.
ResponderEliminarAlguns desconfortos podem efetivamente ter origem em intolerâncias alimentares. Pode ser uma primeira abordagem a ver se os sintomas se mantêm ou se dissipam. Eu fui por aí antes de partir para médico especialista e exames ao intestino. Houve um momento que pensei poder ter o síndroma do colo do intestino irritável. Mas consegui ultrapassar o mau estar e os sintomas com alterações na alimentação.
ResponderEliminarestômago
Eu deixei de beber leite ainda que consuma leite em casa. Com a retirada do leite desapareceu algum inchaço abdominal, a sensação de algum enfartamento matinal e até umas borbolhinhas inestéticas que me apareciam nas nádegas se foram. Inicialmente procurei substituir por leites vegetais, mas depois rendi-me ao chá como tu. Varia nos sabores e n sinto a falta do leite. Como derivados, essencialmente queijo e iogurtes.
ResponderEliminarBeijinhos
A única coisa que senti melhorar com o afastamento do leite foi o inchaço abdominal e cólicas, mas como sei que sou sensível a outros alimentos que provocam os mesmos sintomas, o meu "inimigo" não é o leite. Ainda assim, deixei de consumir. Esporadicamente lá bebo um copo de leite magro (o meio gordo ou gordo provocam-me cólicas e trazem problemas) e fico bem, mas já não sinto aquela necessidade de todos os dias beber leite.
ResponderEliminarAcredito cada vez mais que "somos o que comemos", e no equilíbrio está a vantagem no bem estar e saúde.